Cada vez mais os consumidores se mostram preocupados com o impacto que os produtos que compram podem causar no ambiente e na sua saúde. Como resultado disso, o mercado de cosméticos orgânicos e naturais vem crescendo muito nos últimos anos, sendo tendência para os próximos.
Mas por que investir nesse setor do mercado de cosméticos?
1 – Sustentabilidade: suas duas faces
Como preocupação ambiental
A conscientização ambiental tem tomado impulso, por isso se deve ao aumento no número de legislações ambientais e aos debates, cada vez mais comuns, sobre essa temática.
Hoje em dia, os consumidores dão atenção muito maior às matérias primas e às origens dos produtos que querem adquirir. Segundo um estudo recente realizado pela Kantar Worldpanel, mais de 50% dos consumidores preferem produtos naturais, sejam orgânicos, terapêuticos ou à base de ervas, sem sulfato ou não poluentes. Em adição, por meio desse estudo observou-se que os mais engajados e conscientes são os brasileiros: 57,7% deles garantem ter a proteção ambiental como principal motivação para sua preferência pelos produtos naturais.
Como estilo de vida
O poder da sustentabilidade como estilo de vida resulta em um sentimento de orgulho junto a uma forte tutela acerca dos ingredientes utilizados. Os consumidores precisam sentir que estão comprando uma atitude, um estilo de vida e não apenas um produto.
E campanhas de marketing devem se alinhar com suas crenças e valores. Nesse sentido, a transparência das empresas e marcas é também um fator importante, pois o consumidor precisa entender o que está no rótulo do produto e quais são seus ingredientes Não é mais aceitável apenas uma imagem com frutas e vegetais na embalagem, se não há uma garantia de que aquele produto realmente seja natural ou orgânico.
2 – Saúde
Muitos consumidores se preocupam com as substâncias presentes nos cosméticos convencionais, porém sua preocupação não tem sempre a motivação sustentável. Como explicado pelo diretor comercial da empresa Use Orgânico: “A principal motivação para o uso não é, necessariamente, o ativismo, mas sim a qualidade dos produtos. Quem usa orgânico, sente a diferença e, espontaneamente, recomenda para amigos e parentes que, interessados num estilo de vida mais saudável, se sentem impactados”. Ingredientes que podem ser nocivos à saúde estão em decaída no mercado, enquanto que os produtos naturais e orgânicos formulados para pessoas de pele sensível e propensa a alergias, por exemplo, cresceu nos últimos anos
3 – Tendência para os próximos anos
A Mintel, agência líder mundial em inteligência de mercado, publicou as quatro tendências globais de beleza em 2018, e entre elas, a sustentabilidade e os ingredientes naturais se tornam promissores para esse ano, já que vivemos em um mundo de constante mudança.
De acordo com o relatório da Grand View Research o mercado global orgânico de cuidados pessoais deverá atingir US$ 25,11 bilhões até 2025. E em relação aos cosméticos naturais prevê-se que ele tenha uma taxa de crescimento anual de 10% até 2019.