indelelab

A terceirização da mão de obra está cada dia se tornando mais comum e no ramo de cosméticos não é diferente. Por exemplo, digamos que você tenha a formulação de um shampoo e precise começar a produzir o seu cosmético em larga escala. Dessa forma, você pode contratar uma empresa terceirizada que realize esse serviço sem precisar estabelecer um vínculo empregatício, apenas firmar um acordo e ou contrato com determinada empresa.

Essas empresas ficam responsáveis pela execução da produção em larga escala, envase e ocasionalmente da regularização dos produtos.

Mas como atuam essas empresas?

A empresa terceirizada contratada normalmente dá início a notificação dos produtos na ANVISA, assim como o registro do mesmo, além disso podem realizar ajustes na formulação caso seja necessário, envio de protótipos para aprovação do produto pelo cliente, assim como a realização de alguns testes.
Lembrando que caso a formulação seja fornecida pelo contratante, deve-se assinar um termo de confidencialidade para sigilo da formulação e ou fabricação.
Sobre as formas de produção, geralmente as empresas trabalham com duas formas:

Mista, na qual o cliente fornece parte do material para a produção, como embalagens e rótulos impressos, e a terceirizada completa com o que é necessário para a fabricação, todos os insumos necessários, e oferece a mão de obra.

Apenas a mão de obra, nesse caso a terceirizada oferece apenas a mão de obra de produção, envase ou fracionamento, ficando o cliente responsável por todo o material – embalagens, rótulos e todos os insumos necessários.

Vantagens de terceirizar a produção de cosméticos

Uma das maiores vantagens de terceirizar a produção do seu cosmético é não precisar abrir uma indústria do zero. A terceirização traz praticidade na produção, de forma que o cliente consiga concentrar em pontos importantes, como sua marca ou plano de negócio. Além disso, a rapidez do processo é maior quando comparado com a criação de uma indústria.